domingo, 20 de setembro de 2009

Qual a melhor opção para sobreviver neste mercado: focar ou diversificar ?

Este é um paradoxo interessante, pois muitas empresas adotam como estratégia de segurança a diversificação de negócio como forma de criar uma estabilidade mior no negócio, ou seja, o objetivo é caso o um negócio não dê certo o outro mantém a empresa, ou seja, ter opção num momento de mudança.
Por outro lado, sabemos que a diversificação acaba diluindo os investimentos em mais de um negócio, podendo não ser suficiente para nenhum deles, onde no caso, da pequena empresa, esta diluição pode ser fatal para o negócio.
Se a diversificação pode diminuir a força de impulsionamento do negócio, e ficar num único negócio pode no tempo representar um alto risco, qual a solução para uma pequena empresa se manter no mercado ?

Hoje se fala muito em "foco", mas muito confundem foco com "não mudança", e é exatamente ai o grande erro, focar não significa necessariamente fazer sempre a mesma coisa, vender sempre a mesma solução para o mesmo mercado, muito pelo contrário, foco significa focar num negócio para ser o melhor, e para ser o melhor é importante mudar sempre, inovar, buscar novos mercados, mas sem sair do foco.

Por exemplo, se sou uma empresa de injeção de Plásticos especializado em auto-peças, posso focar nesta especialidade, e buscar outros mercados, como na área de eletro-domésticos, agrobusiness, informática, etc. Mudei o mercado, mas continuei me especializando em Injeção de plásticos, criando processos mais modernos, moldes e ferramentais mais produtivos, processos mais eficientes, e com maior qualidade nos produtos.

Resumindo, para sobreviver e crescer focado, é importante mudar sempre, aprimorar a tecnologia cada vez mais, melhorar os processos, e o mais importante inovar, buscar dentro do mercado um espaço exclusivo, onde o diferencial da sua empresa seja desigual em relação aos concorrentes, e a empresa se posicione num espaço onde ela seja lider.

Para inovar, é importante, tirar os olhos da rotina, ou tirar a "cabeça debaixo d´água" e olha a empresa de fora, entendendo melhor onde ela é melhor, que mercados estão mais carentes de soluções, e definir planos e estratégias para atingir estes mercados com inteligência e assertividade.

Inovar é a única e a melhor arma que as pequenas tem para enfrentar os grandes, e buscar uma posição de liderança dentro de um mercado bem definido.

Osvaldo L. Aoki
Diretor da AOKI Sistemas.

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