domingo, 20 de setembro de 2009

Qual a melhor opção para sobreviver neste mercado: focar ou diversificar ?

Este é um paradoxo interessante, pois muitas empresas adotam como estratégia de segurança a diversificação de negócio como forma de criar uma estabilidade mior no negócio, ou seja, o objetivo é caso o um negócio não dê certo o outro mantém a empresa, ou seja, ter opção num momento de mudança.
Por outro lado, sabemos que a diversificação acaba diluindo os investimentos em mais de um negócio, podendo não ser suficiente para nenhum deles, onde no caso, da pequena empresa, esta diluição pode ser fatal para o negócio.
Se a diversificação pode diminuir a força de impulsionamento do negócio, e ficar num único negócio pode no tempo representar um alto risco, qual a solução para uma pequena empresa se manter no mercado ?

Hoje se fala muito em "foco", mas muito confundem foco com "não mudança", e é exatamente ai o grande erro, focar não significa necessariamente fazer sempre a mesma coisa, vender sempre a mesma solução para o mesmo mercado, muito pelo contrário, foco significa focar num negócio para ser o melhor, e para ser o melhor é importante mudar sempre, inovar, buscar novos mercados, mas sem sair do foco.

Por exemplo, se sou uma empresa de injeção de Plásticos especializado em auto-peças, posso focar nesta especialidade, e buscar outros mercados, como na área de eletro-domésticos, agrobusiness, informática, etc. Mudei o mercado, mas continuei me especializando em Injeção de plásticos, criando processos mais modernos, moldes e ferramentais mais produtivos, processos mais eficientes, e com maior qualidade nos produtos.

Resumindo, para sobreviver e crescer focado, é importante mudar sempre, aprimorar a tecnologia cada vez mais, melhorar os processos, e o mais importante inovar, buscar dentro do mercado um espaço exclusivo, onde o diferencial da sua empresa seja desigual em relação aos concorrentes, e a empresa se posicione num espaço onde ela seja lider.

Para inovar, é importante, tirar os olhos da rotina, ou tirar a "cabeça debaixo d´água" e olha a empresa de fora, entendendo melhor onde ela é melhor, que mercados estão mais carentes de soluções, e definir planos e estratégias para atingir estes mercados com inteligência e assertividade.

Inovar é a única e a melhor arma que as pequenas tem para enfrentar os grandes, e buscar uma posição de liderança dentro de um mercado bem definido.

Osvaldo L. Aoki
Diretor da AOKI Sistemas.

domingo, 13 de setembro de 2009

O uso de ERP Free: é uma boa opção ?

Caros,
Existem no mercado alguns ERPs Free, ou seja, sem custo para o uso, e ainda com direito a ter acesso a todos os fontes de programas. Parece ser tentador para as pequenas empresas, afinal não tem custo de aquisição ou licença de uso...
Na minha opinião hoje não é uma boa opção, por varias razões, a saber:
  • O maior custo de um ERP não está na licença e sim na implantação
  • Os ERPs nesta categoria, disponíveis no mercado, são desenvolvidos no exterior, ou seja, além do problema da localização em termos tributários, não trata bem os processos de negócio da pequena empresa, ou da empresa tropicalizada.
  • Ter em mãos milhares de linhas de código fonte, é mais um "abacaxi" do que propriamente dito um benefício ou uma segurança. Quem vai dar manutenção neste código ou quanto custa ?
  • E o futuro, a continuidade ? O software continuará evoluindo ? E as necessidades da empresa, continuarão sendo atendidas ?

Neste caso, cabe sempre aquela velha frase, "Quem paga barato paga duas vezes" ou mais, neste caso, o barato pode sair muito caro.

Osvaldo L Aoki - 13/09/2009